Museu de Paris envia brinquedos a crianças refugiadas sírias
Ouvir / Baixar
Lote com 60 caixas chegou à Turquia com a ajuda do Acnur; doação levou um pouco de alegria a menores de três a cinco anos de idade.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Um grupo de crianças refugiadas sírias recebeu nesta semana um lote com 60 caixas de brinquedos, enviado por crianças que vivem na França.
Os brinquedos foram recolhidos pelo Museu Quai Branly, em Paris, com a ajuda do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur. As doações foram enviadas para a Turquia e entregues a um berçário e a uma escola em dois campos de refugiados.
Alegria
Mais de 700 crianças entre três e cinco anos de idade foram beneficiadas. Segundo um funcionário do Acnur que acompanhou a entrega, os menores "estavam muito animados e adoraram brincar" com as doações.
Desde o ano passado, estudantes franceses têm participado de workshops no museu, que é especializado em arte indígena, cultura e civilizações da África, Ásia, Oceanias e Américas.
Projeto Educativo
Em uma campanha anual, as crianças de Paris são convidadas a levar ao museu um brinquedo em bom estado e fazer outro com materiais reciclados. Ao mesmo tempo, elas aprendem sobre a situação de menores que estão refugiados e que precisaram fugir de suas casas por guerras ou perseguições.
Segundo o Acnur, mais de 2 mil brinquedos foram coletados neste ano pelo museu. A agência da ONU acredita que a Turquia está servindo de refúgio para 400 mil sírios. Por dia, chegam no país entre 300 e 400 pessoas.
Muitos vivem em campos de refugiados e outros, em áreas urbanas. Os sírios recebem abrigo, comida, assistência de saúde e de educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário