Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 27 de abril de 2013


SPM entrega Selos Pró-Equidade a empresas que promovem igualdade entre homens e mulheres

26/04 - SPM entrega Selos Pró-Equidade a empresas que promovem igualdade entre homens e mulheres
Foto: Juliana Camelo/SPM
Em solenidade com SPM, Seppir e Casa Civil, representantes de organizações receberam troféu e manual de utilização do Selo, em Brasília
 
Corporações que promovem políticas e ações pela eliminação da discriminação entre homens e mulheres no ambiente do trabalho foram homenageadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), nesta quinta-feira (25/4). Ao todo, 57 empresas e entidades públicas e privadas receberam o Selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em ato que teve as presenças das ministras Eleonora Menicucci (SPM), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial – Seppir).
 
A cerimônia contou com a participação da diretora regional da ONU Mulheres Brasil e Caribe (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), Rebecca Tavares, e a representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Carolina Querino, além de presidentes, diretores e funcionários das organizações vencedoras.
 
Eleonora Menicucci parabenizou os representantes das organizações que participaram da cerimônia realizada no Memorial JK, em Brasília, por terem cumprido as metas do programa. Destacou que, nesta edição do Pró-Equidade,  foi possível perceber o grande esforço dos participantes em envolver cada vez mais seus empregados e empregadas em ações voltadas para mudar as atitudes e relações de trabalho e para diminuir as desigualdades, que tanto afetam as mulheres nesses espaços.
 
“É importante lembrar que as relações de gênero exercem um papel relevante e essencial para o entendimento das estratificações no mercado de trabalho, influenciando a sua própria dinâmica e características”, apontou Eleonora Menicucci.
 
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que, nos últimos anos, ocorreram muitos avanços no país. “Mas há muitos desafios a serem atingidos, como a igualdade de salários entre trabalhadoras e trabalhadores, a valorização das mulheres em todos os ambientes, e a democracia cidadã”. 
 
A promoção da igualdade, de acordo com a ministra Luiza Bairros, é um valor essencial para o desenvolvimento do Brasil. E o Pró-Equidade de Gênero e Raça “é uma iniciativa que tem a capacidade de gerar efeitos na vida das pessoas e mudanças efetivas nos locais de trabalho”.
 
Reconhecimento – O selo Pró-Equidade de Gênero e Raça destaca o trabalho feito pelas organizações no desenvolvimento de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a equidade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. As entidades vencedoras, confira aqui relação são prefeituras, secretarias estaduais e municipais, institutos, bancos, empresas de energia e supermercados, além de instituições públicas na área de mineração, comunicações, tecnologia e agropecuária.
 
Seleção – As empresas desenvolveram o programa durante 12 meses (execução do Plano de Ação). Elas executaram ao menos 70% de das ações pactuadas e obtiveram um desempenho considerado satisfatório ou muito satisfatório.
 
O objetivo é eliminar todas as formas de discriminação, evidenciando publicamente o compromisso da organização com a equidade de gênero e etnicorracial na promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares no mundo do trabalho para a efetivação da equidade.
 
A definição das boas práticas é feita pelo Comitê Ad Hoc do Programa, formado por pesquisadoras de núcleos de gênero de diferentes universidades. Elas se reuniram pela última vez em fevereiro deste ano, apresentando a avaliação final do monitoramento feito pelas empresas.
 
Novas práticas e certificação – Desde a sua criação em 2006, o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça reúne boas práticas que contribuíram para ambientes de trabalho mais igualitários. Entre as experiências, destacam-se: instalação de salas de aleitamento, ampliação das licenças maternidade e paternidade, adoção de linguagem inclusiva nos crachás e contra-cheques, adaptação de uniformes e equipamentos de proteção individual, estímulo nos contratos de trabalho da empresa inclusive com terceirizados à equidade de gênero, raça e etnia,  inclusão nos editais de concursos públicos dos temas equidade de gênero e diversidade entre os conteúdos programáticos, concessão aos pais do direito de trabalhar 30 horas semanais em caso de filhas ou filhos com deficiência física ou mental.
 
As instituições, empresas e organizações que aderem ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça apresentam um plano de ações para a promoção da igualdade. Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, é preciso que coloquem em prática ao menos 70% das ações previstas no plano. O Selo representa o reconhecimento feito pelas organizações no enfrentamento da desigualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho e evidencia publicamente o compromisso com a equidade de gênero e etnicorracial, com a promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares para a efetivação da igualdade.
 
O Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, por meio da SPM, com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário