Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 29 de abril de 2013


O absurdo das crianças tarja preta

Atenção, senhores pais, professores, médicos e psicólogos: talvez seus filhos, alunos ou pacientes estejam tomando desnecessariamente remédios tarja preta contra o chamado déficit de atenção.
Há muito já se fala em abuso da medicação para enfrentar o baixo desempenho escolar.
Estão saindo estudos que dizem que, em vários casos, existe um erro de diagnóstico.
Pesquisadores ligados à escola de medicina de Harvard, especializados em sono, alerta: muitas crianças e adolescentes, medicadas contra o distúrbio de atenção, sofreriam, na verdade, de déficit de sono crônico. E, com isso, demonstrariam os mesmos sintomas de déficit de atenção.
O problema de insônia está relacionado a uma série de fatores, como dificuldade de respiração e uso excessivo de aparelhos eletrônicos antes de dormir.
Não significa que não exista o problema de déficit de atenção. Significa que muitas crianças e adolescentes estão sendo erradamente medicadas com remédios tarja preta.
Não é à toa que algumas escolas, atentas a essas pesquisas, estão recomendando que as aulas comecem mais tarde, respeitando o relógio biológico dos adolescentes.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena. http://folha.com/no1270458

Nenhum comentário:

Postar um comentário