Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 27 de abril de 2013


Violações dos direitos das crianças na República Centro-Africana preocupam ONU

Crianças desalojadas na República Centro-Africana (RCA) assistem a aula ao ar livre. Foto: UNHCR/D. Mbaiorem
Crianças desalojadas na República Centro-Africana (RCA)
assistem a aula ao ar livre. Foto: UNHCR/D. Mbaiorem
Zerrougui pediu a todos os comandantes militares responsáveis pelos diferentes grupos armados da coalizão Seleka que libertem imediatamente as crianças.A Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados, Leila Zerrougui, disse na quinta-feira (25) estar preocupada com os relatos de violência cometida contra crianças na República Centro-Africana (RCA). As violações praticadas pela coalizão rebelde Seleka incluem assassinatos, violência sexual e o recrutamento por grupos armados.
“A presença infantil na aliança Seleka tem sido relatada em quase todas as cidades sob controle da coalizão. Meninos fardados e armados foram vistos patrulhando e participando de saques em todo o país”, disse.
Desde que a coalizão rebelde Seleka lançou uma ofensiva em dezembro no país, há relatos de ataques contra civis e violações dos direitos humanos. Apesar do acordo de paz assinado em janeiro, os rebeldes anunciaram posteriormente que encerraram o cessar-fogo, retomando os ataques no mês passado.
Segundo Zerrougui, um grande número de crianças foram mortas e mutiladas no conflito. Só na capital Bangui, o bombardeio de áreas residenciais matou e feriu pelo menos 29 crianças no decorrer de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário