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sábado, 20 de abril de 2013


Acordo do governo federal promove igualdade entre homens e mulheres nos negócios de exportação

19/04 – Acordo do governo federal promove igualdade entre homens e mulheres nos negócios de exportação
Foto: Juliana Camelo/SPM
Termo de cooperação assinado entre SPM, MDIC e APEX-Brasil, nesta sexta-feira, criou a categoria de ‘Igualdade de Gênero nos Negócios’ no Prêmio Apex-Brasil
 
Parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi firmada com o objetivo de estimular a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, em especial junto às empresas exportadoras, nesta sexta feira (19/04), em Brasília. 
 
Uma das primeiras ações decorrentes do acordo de cooperação assinado é a criação da categoria ‘Igualdade de gênero nos negócios’ no prêmio Apex-Brasil. Com isso, as empresas que praticam as boas práticas de gênero em comércio exterior – promovendo a igualdade entre homens e mulheres no mundo dos negócios – serão destacadas pelo prêmio.
 
“A autonomia econômica das mulheres é uma das prioridades do governo federal. E, com esta ação, estamos avançando na promoção da igualdade entre homens e mulheres no mundo dos negócios e dando visibilidade para a inserção e permanência daquelas  que trabalham no setor”, ressaltou a secretária de Avaliação e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho. Para a secretária, a nova categoria do prêmio Apex vai estimular, entre outras ações, com que mais trabalhadoras ocupem cargos de direção e chefia, o que impactará também nos seus rendimentos.
 
Boas práticas – Tatau Godinho apontou o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pela SPM desde 2005, como uma experiência consolidada na premiação de práticas de igualdade em empresas e organizações. Argumentou que o Pró-Equidade já apresenta impacto nas relações de trabalho. “As empresas que dele participam chegam a apresentar cinco vezes mais mulheres em cargos executivos do que as que ainda não aderiram. E é justamente para ampliar este efeito e atingir cada vez mais empresas com a preocupação de promover a igualdade de gênero e raça que hoje celebramos a criação da nova modalidade: Igualdade de Gênero nos Negócios”, assinalou.
 
Para a diretora de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloísa Menezes, iniciativas como esse acordo ajudam a inserir a mulher na atividade produtiva. “Esse prêmio traz um espaço relevante para a mulher empreendedora”.
 
A diretora de Planejamento e Gestão da Apex-Brasil, Regina Maria Silvério, afirmou que a nova categoria do Prêmio é uma forma de a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ser um agente indutor dentro das empresas exportadoras que ainda não trabalham com a questão de gênero. “Dentro da Apex não temos esse problema, já que aproximadamente 50% do nosso quadro é formado por mulheres e que estão nos cargos de direção. Queremos colaborar para estabelecer um novo patamar das mulheres no mundo dos negócios”. Também participou do ato o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.
 
Igualdade de Gênero nos Negócios - A nova modalidade do Prêmio Apex-Brasil premiará empresas brasileiras por seu posicionamento e ações, no período 2012-2013, que melhor representem a geração de negócios em consonância com o respeito à igualdade de gênero e em favor do combate ao preconceito, assegurando o equilíbrio de oportunidades e tratamento entre mulheres e homens, ampliando a participação das mulheres no mercado de trabalho e sua capacitação para funções especializadas.
 
“Queremos avançar cada vez mais em políticas que alteram as relações entre mulheres e homens, o cotidiano das famílias e as dinâmicas que condicionam a disponibilidade de tempo da mulher. E o envolvimento das empresas, criando ações que contribuem para alterar essas relações, é de extrema importância”, destacou Tatau Godinho.
 
Prêmio – O Prêmio Apex-Brasil é o reconhecimento aos esforços de empresas brasileiras, entidades representativas do setor produtivo e jornalistas que se destacam nos temas de exportação e atração de investimentos produtivos para o país. Instituído em 2006, pela Apex-Brasil, o prêmio é concedido a cada dois anos àqueles que, no campo do comércio exterior, destacam-se na contribuição ao desenvolvimento do Brasil.

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