Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 25 de abril de 2013


“Mulheres, superem essa busca pela perfeição”, diz o consultor Marshall Goldsmith

Um dos mais influentes especialistas do mundo em treinamento de executivos diz que a diversidade no ambiente de negócios é muito importante e que devemos assumir o controle de nossas vidas


GRAZIELE OLIVEIRA

Marshall Goldsmith, consultor (Foto: Divulgação)
O poder da diversidade nas empresas e o papel das mulheres dentro delas é um dos assuntos tratados por Marshall Goldsmith, consultor recentemente nomeado vencedor doThinkers50 Leadership Award (patrocinado pela Harvard Business Review), como o pensador de liderança mais influente do mundo. Em seu mais recente livro, "Mojo: how to get it, how to keep it, and how to get it back if you lose it", ele mostra como nós podemos conquistar e manter o nosso Mojo, ou seja, o espírito positivo, não apenas profissionalmente, mas na vida por completo. Marshall esteve em São Paulo nesta terça-feira (23) para uma palestra da Faculdade Internacional de Negócios Hult, a primeira universidade internacional a ter um campus na América Latina, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Ele falou a Época e, entre as muitas histórias de executivos de sucesso e conselhos para quem deseja equilibrar uma carreira brilhante com uma vida pessoal feliz, Goldsmith tratou da posição das mulheres nas empresas. O treinador de executivos, de 64 anos e budista, revela que um dos maiores desafios femininos é deixar de cobrar-se excessivamente nas tarefas do dia-a-dia e, ao invés disso, escolher um caminho que seja capaz de fazê-las feliz de verdade. 

ÉPOCA: Qual o papel da diversidade, especialmente de gêneros, no mundo dos negócios?
Marshall Goldsmith:
 Primeiramente, a diversidade em todos os seus aspectos é sempre muito importante porque traz diferentes tipos de opiniões. Em minhas aulas para executivos é bom ter diversidade pois falamos de experiências de vida e tentamos ajudar uns aos outros. Em um segundo momento, eu acredito que a importância da presença das mulheres neste cenário, apenas por serem mulheres, se dá por outra diferente razão. Consumidoras. Grande parte dos consumidores são mulheres e é muito importante para as empresas saber o que suas consumidoras precisam. Elas são mais sensíveis para o consumo, elas sabem o que a companhia precisa. Isso é ser esperto. Ambos os aspectos são importantes.


ÉPOCA: A responsabilidade das mulheres sobre suas carreiras ou a culpa é do ambiente de negócios machista?
Goldsmith:
 Seja qual for a razão, o problema é só seu e, tomar a responsabilidade dele para si mesmo poderá fazer as coisas melhorarem. Então, o que é errado ou certo, quem sabe? Provavelmente você está em ambos os sentidos. Por outro lado, quanto mais você tomar para si a responsabilidade dos seus problemas na sua vida é melhor para você mesmo. Ninguém pode lhe dizer o que é certo ou errado, e eu não vou lhe dizer isso. A vida é muito simples. Por outro lado eu gosto da ideia de pensar em tomar para si as rédeas da sua vida.


ÉPOCA: Quais as diferenças de gêneros no mundo dos negócios?
Goldsmith: 
Estatisticamente, importantes estudos dizem que as mulheres médias são melhores líderes do que os homens médios, pois elas ouvem e perguntam mais e, com isso, aprendem. Homens tendem a ser mais focados em dinheiro do que as mulheres, o que não quer dizer que elas não gostem de dinheiro. A diferença é que elas entendem que em algum momento já ganharam o suficiente. Homens gostam do jogo do mercado, eles são mais combativos na hora de ganhar mais e mais dinheiro. E não se trata de um ser bom e o outro ruim, eles, os gêneros, são apenas diferentes. Por outro lado, as mulheres estão ficando cada vez mais parecidas com os homens no mundo dos negócios e isso nos diz que as mulheres desejam ser prefeitas o tempo todo, em tudo e para todos. Há outra coisa em que as mulheres também possuem mais do que os homens: a culpa. Elas se culpam por não poder fazer todas as tarefas ao mesmo tempo, apesar de já fazerem isso uma maior parte do tempo, em relação aos homens. Vocês, mulheres, não vão conseguir fazer tudo ao mesmo tempo. Isso é impossível! Não percam tempo fazendo várias tarefas ao mesmo tempo, o tempo todo. Vocês não podem ser perfeitas o tempo todo. Por isso eu digo para as mulheres: superem essa culpa. Superem essa busca pela perfeição.
ÉPOCA: Qual o seu conselho para as mulheres?
Goldsmith:
 Uma das coisas que e ensino para as mulheres nas minhas aulas é que todos nós precisamos tomar um caminho, um caminho para uma vida verdadeira, um caminho para o seu coração. Eleja o seu caminho. Qualquer um deles que você escolher terá conflitos e será necessário fazer escolhas. O caminho está no seu coração? Siga-o, pague o preço por ele. Não será um preço baixo, mas será a decisão certa se isso é o que você quer. Se você quer ser uma grande executiva, ok, vá em frente! Se você não quer, ok, faça outra coisa! É a sua vida! Não importa o que o resto do mundo diz, pois ninguém pode dizer, defender ou fazer por você o que é certo ou o que é melhor para você mesma. Essa é a sua tarefa, e é somente sua esta decisão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário