por Sabrina Ferigato
09/04/2014
O 'I Fórum de violência contra a mulher: Múltiplos olhares' aconteceu hoje em Campinas reunindo mais de 700 pessoas no Centro de Convenções da Unicamp. Isso sem falar no público de crianças que acompanhavam suas mães e os participantes intrauterinos e que marcaram presença no evento!
A ideia de debater a violência contra a mulher a partir de múltiplos olhares nos proporcionou ricas reflexões sobre a violência sexual, psicológica, a violência doméstica, a violência urbana e institucional.
A grande inovação desse evento, consistiu em incluir na discussão sobre a violência contra a mulher, um tema de alta relevância para a saúde pública que é o tema da violência obstétrica.
Pudemos transmitir on line na Rede Humanizasus manifestos de repúdio ao caso Torres, discussões interdisciplinares/intersetoriais, reflexões trazidas por protagonistas históricas da humanização do parto e nascimento no Brasil como Carla Polido, Simone Diniz, Melânia Amorin, além de ações de movimentos sociais como o Fórum de humanização do parto em Campinas e a comunidade menino chorão.
Profissionais da saúde, mães, pesquisadores, docentes, feministas, gestores e lideranças comunitárias puderam se encontrar, construir e compartilhar estratégias de enfrentamento à violência de gênero e celebrar a semana nacional de humanização fortalecendo o movimento feminista, afirmando o feminino em sua potência!
Organização:
PENSES/GR
FEF/UNICAMP
FCM/UNICAMP
SOS Ação Mulher e Família
Fórum de Humanização do Parto e Nascimento de Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário