Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cátia Rodrigues propõe Dia de Conscientização Antiaborto


Reginaldo Ipê
Crédito: Reginaldo Ipê
05/05/2015

Vereadora apresentou substitutivo ao Projeto de Lei nº 111/2014

A vereadora Cátia Rodrigues (PROS), através do substitutivo ao Projeto de Lei nº 111/2014, propôs a instituição do “Dia Municipal de Conscientização Antiaborto”, que tem como objetivo principal alertar a população soteropolitana, principalmente as mulheres, sobre as consequências físicas e psicológicas de um aborto provocado. 

De acordo com a vereadora, “a conscientização é necessária para que haja aprendizado”. O aborto é um assunto bastante complexo e ultrapassa os princípios religiosos, uma vez que lida diretamente com a vida. 

“O direito à vida é fundamental ao homem porque dele decorrem todos os outros direitos. Para que haja direito, é necessário que haja vida”, completou Cátia Rodrigues.

De acordo com proposta, as consequências de aborto provocado podem ser consequências físicas e emocionais.

“Mulheres que fizeram aborto têm duas vezes mais probabilidade de aborto espontâneo se ficarem grávidas novamente. Outra grande consequência é a maior chance de gravidez ectópica (fora do útero) e, em casos ainda mais graves,  o risco de morte da mulher”, argumentou Cátia Rodrigues.

Entre os problemas psicológicos, a possibilidade da mulher sofrer de síndrome pós-aborto. Elas experimentam o "luto incluso", ou seja, uma dor derivada de se negar que uma morte real ocorreu. “O objetivo deste projeto de lei é gerar conscientização dos efeitos psicológicos e colaterais de um aborto através de atividades de interação dos agentes públicos com as comunidades”, explicou a vereadora.        

Já com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Cátia Rodrigues se diz confiante na aprovação do projeto em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário