Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 27 de maio de 2015

UNFPA: Ações marcam data pela redução da morte materna e promoção da saúde da mulher

 
Palestra na Internet sobre a promoção da saúde das mulheres, em especial a saúde materna e os direitos reprodutivos, acontecerá no dia 29 de maio às 14h, com a representante auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes.
 
Banner-de-site_fesf
 
Uma palestra na Internet para promover a saúde das mulheres e prevenção da morte materna será o carro-chefe da campanha de comunicação organizada para marcar o dia 28 de maio, uma data em que se celebram o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional pela Redução de Morte Materna.
 
A iniciativa é fruto de uma parceria ente o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), no âmbito da Campanha pela Redução da Morte Materna e com foco em promoção dos direitos das mulheres, sobretudo os direitos reprodutivos e a saúde materna.
 
Outras atividades previstas incluem ações de comunicação: entrevistas e matérias jornalísticas especiais com profissionais de saúde sobre suas vivências e percepções sobre o tema; elaboração e divulgação de boletins informativos sobre a temática nas plataformas digitais (sites e mídias sociais) do UNFPA e da FESF; distribuição de cartazes em hospitais de pequeno porte em cerca de vinte municípios baianos.
 
A palestra acontecerá nesta sexta-feira (29) às 14h. Acesse o link para a conferência clicando aqui.
 
Campanha pela Redução da Morte Materna
Lançada em 2009 e promovida pelo UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, surgiu com o desafio de informar à sociedade que 90% das mortes maternas podem ser evitadas.
 
Os motivos para a sua concepção foram à situação de saúde e violação dos direitos das mulheres no Brasil, especialmente os direitos reprodutivos definidos na Conferência Mundial de População e Desenvolvimento, realizada na cidade do Cairo (Egito) em 1994, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sobretudo o ODM 5: melhoria da saúde materna, e o compromisso do agência da ONU na consecução do Pacto Nacional pela Redução da Morte Materna e Neonatal.
 
Nos seus seis anos de existência, a campanha já contou com apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador, de cerca de 20 instituições da sociedade civil, do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC) e outras agências e programas do Sistema ONU.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário