Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 24 de maio de 2015

Com 62% de votos em referendo popular, Irlanda aprova casamento gay

Redação | São Paulo - 23/05/2015
 
País, que tem maioria católica, é o primeiro do mundo legalizar matrimônio homossexual por meio de votação
 
A Irlanda aprovou neste sábado (23/05) a legalização do casamento gay. Após referendo popular realizado ontem (22), os favoráveis ao matrimônio homossexual registraram 62% dos votos contra 37,93% de opositores da medida. Com o resultado, o país é o primeiro do mundo a legalizar casamento gay por meio de votação popular.
 
A partir de hoje (23) todos os casais homossexuais que desejarem se casar estarão amparados pelo artigo 41 da Carta Magna irlandesa, que concede proteção constitucional e as equipara ao casamento "convencional" - entre homens e mulheres.
 
De maioria católica, a Irlanda foi lembrada por muitos anos como uma das bases mais sólidas do conservadorismo religioso na Europa. O país, por exemplo, foi o último a descriminalizar a homossexualidade na Europa Ocidental, há 22 anos. De acordo com Le Monde, 84% dos habitantes se classificam como praticantes do catolicismo e mais de 50% da população diz que frequenta missas todos os domingos.
 
O resultado da votação derrotou os grupos mais conservadores da Igreja Católica local, que, durante a campanha, sustentaram que o casamento gay atenta contra os valores da família tradicional.
 
O governo irlandês informou que 60,52% dos três milhões de eleitores aptos a votar comparecem às urnas. O índice de participação é mais alto desde o referendo sobre a legalização do divórcio, em 1996.

Nas últimas semanas, a campanha #hometovote (“em casa para votar”), com o objetivo de incentivar o retorno de irlandeses espalhados pelo planeta para o referendo, viralizou na internet, principalmente entre jovens que são favoráveis à legalização.

De acordo com a imprensa local, milhares de pessoas saíram às ruas da capital Dublin para celebrar a nova legislação para o casamento gay.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário