Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 30 de maio de 2015

Mulheres ocidentais são atraídas pelo Estado Islâmico por razões complexas

article image
As mulheres são atraídas para o Estado Islâmico por diversas razões,
incluindo o senso de isolamento, o sentimento de que a comunidade
internacional muçulmana está sob ameaça, além da promessa de
uma irmandade, que é muito importante para jovens mulheres
(Foto: Wikimedia)
Pesquisas indicam que cerca de 550 mulheres ocidentais estão vivendo em territórios controlados pelo Isis
Mulheres ocidentais estão desempenhando um papel importante na disseminação da propaganda do Estado Islâmico (Isis) e não apenas migrando para a região para se tornar noivas jihadistas, segundo um novo relatório de pesquisa britânico.
O relatório foi publicado na última quinta-feira, 28, pelo Instituto para o Diálogo Estratégico e o Centro Internacional para o Estudo da Radicalização, do King´s College, em Londres. As mulheres são atraídas para o Estado Islâmico por diversas razões, incluindo o senso de isolamento, o sentimento de que a comunidade internacional muçulmana está sob ameaça, além da promessa de uma irmandade, que é muito importante para jovens mulheres, segundo o relatório.
As pesquisas indicam que cerca de 550 mulheres ocidentais estão vivendo em territórios controlados pelo Estado Islâmico. Ser mãe e esposa são as suas principais responsabilidades, apesar de algumas terem o desejo de lutar nas frentes de batalhas, o que não é permitido pela interpretação da sharia promovida pelo Isis. Entretanto, elas têm tido um papel importante na propaganda e no recrutamento de outras mulheres.
E apesar dos pesquisadores dizerem que o casamento não é a única razão para as mulheres se juntarem ao Estado Islâmico, eles sabem que isso ainda é um fator. “Online, imagens de leão e leoa são frequentemente compartilhadas para simbolizar esta união. Este é um símbolo que significa encontrar um marido forte e corajoso, mas de também fazer propaganda de que apoiar um marido jihadista e assumir a ideologia do Isis é um papel de empoderamento para as mulheres”, diz o relatório.
Fontes: The Washington Post-Report: Western women are attracted to Islamic State for complex reasons
Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário