Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Seminário Internacional em São Paulo discute a violência contra as mulheres

2015-05-20-co-seminario-mulher-02

 

Ao todo participarão 20 especialistas sobre a temática de gênero e do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Costa Rica e México

Da Redação


Encerra hoje, 21, no Sesc Pinheiros, o 1º Seminário Internacional Cultura da Violência Contra as Mulheres. O objetivo do evento é promover o debate inédito e propositivo sobre a cultura da violência contra as mulheres nas diversas formas, visando a realização de um pacto global de não-tolerância à perpetuação dos direitos das mulheres.
No primeiro dia de seminário, 20, durante a cerimônia de abertura, a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), afirmou não ser mais possível a sociedade aceitar esse tipo violência “pelo simples fato delas serem mulheres”.
A Ministra afirmou ainda que a banalização da violência que atinge todas as mulheres e se reflete no conformismo e na passividade da sociedade é um mal que assola e mata. “É essa banalização que precisa ser rompida”. Para atingir esse objetivo, segundo Eleonora Menicucci, é preciso unir esforços de todas as esferas de governo no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da sociedade como um todo.
Para a ex-ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, os movimentos sociais contribuíram com a luta das mulheres pela igualdade de direitos no país, principalmente no que diz respeito à cobrança para que as instituições brasileiras respondam às demandas e reivindicações dessa parcela da população. No entanto, há uma batalha ainda ser vencida: as mulheres no poder. Para ela, a ação dos movimentos sociais até agora foi positiva, porque “fez avançar a agenda do governo em relação a esses setores”.
A Presidente da República, Dilma Rousseff, enviou uma carta que foi lida pela Ministra, na qual cumprimenta os organizadores do evento e convoca todas as mulheres do Brasil e do mundo que “lutem por seus direitos, lutem com todas as forças contra a cultura que tenta sufocar a sua liberdade e o seu direito de vida. Denunciem qualquer violência que sofram nas ruas, nos locais de trabalho e dentro de suas próprias casas. Não permitam que a violência destrua seus sonhos, sua dignidade e até mesmo as suas vidas”.
Promovido pelos institutos Patrícia Galvão e Vladimir Herzog, com o apoio da SPM, ONU Mulheres e Fundação Ford, o seminário reúne ativistas, acadêmicos e representantes de instituições públicas e privadas nacionais e internacionais com o intuito de promover um debate inédito e propositivo sobre a cultura da violência contra as mulheres nas diversas formas, visando a realização de um pacto global de não-tolerância à perpetuação dos direitos das mulheres. Ao todo participarão 20 especialistas sobre a temática de gênero e do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Costa Rica e México.

Foto: Cesar Ogata/SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário