Gabriela Alberti
Conciliar vida pessoal e profissional talvez seja um dos maiores desafios da atualidade. Quando essa tarefa envolve filhos então, a correria toma conta do dia a dia, e aquele sentimento de que você está fazendo tudo pela metade às vezes bate.
Foi pensando nisso e com base na própria experiência que a empreendedora Valéria Porto criou o Mamaworking, uma casa equipada com internet, secretária, sala de reuniões e, se não fosse o espaço na parte debaixo dedicado a crianças de até 5 anos de idade, seria um coworking como outro qualquer.
Valquíria conta que a ideia nasceu da dificuldade que tinha em criar os 3 filhos pequenos e trabalhar ao mesmo tempo. “Na verdade, o que eu buscava parecia impossível: trabalhar melhor e participar mais da vida das crianças. E eu sabia que outras mães passavam pela mesma situação, pelos mesmos problemas e desejos. Foi por isso tudo que eu decidi fundar o Mamaworking, um lugar legal para a mãe e a criança crescerem juntas”, conta a empresária.
Como se não bastasse, a estrutura ainda conta com uma sala especial que fica entre o espaço das mães e o espaço das crianças: o espaço de convivência. Nele, as mamães podem ficar com seus filhos quando e como quiserem, tendo a oportunidade de amamentar, brincar, dar papinha, conversar, enfim, de vivenciar os filhos em muitos momentos do dia.
O projeto foi inspirado na teoria do “attachment parenting” (ou criação com apego), desenvolvida pelo pediatra William Sears a partir da Teoria do Apego, de John Bowlby, que afirma que a criança busca proximidade com uma pessoa e se sente segura ao perceber sua presença, ressaltando a forte ligação emocional com os pais durante a infância. E a proposta do Mamaworking é essa, juntar interação com fortalecimento de vínculos e o brincar criativo, itens considerados fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança.
O coworking funciona em horário comercial e, apesar do “mama” no nome, também é aberto para os pais que queiram trabalhar sem ficar longe dos filhos!
A idealizadora do espaço com 2 dos seus 3 filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário