Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mulher negra faz história ao se colocar a frente de 330 nazistas em manifestação na Suécia

Vitor Paiva

Com pouco mais de 1,60m e 50kg, a ativista Tess Asplud, de 42 nos, diante de 330 nazistas suecos em Borlänge, centro da Suécia, se fez gigante. De punho cerrado e levantado, Tess se colocou com a firmeza de uma barreira intransponível diante dos manifestantes de extrema direita que marchavam, no último 1o de maio pela cidade, para lembrar que nazistas não passarão jamais.

TESS3
Em um momento de ascensão da ignorância e da loucura extremista por todo mundo, a imagem de Tess já se sobressai como histórica, pela coragem de seu gesto e pelo contraste, de sua pele negra contra a brancura dos idiotas em uma Suécia hoje multicultural, e do calor de seu rosto contra o transe robótico – e idiótico – dos que ainda marcham, seja na Suécia, seja em qualquer outro lugar do mundo, em nome de preconceitos vazios e destruidores.

TESS4

Tess garante que agiu por impulso, frustrada pela tranquilidade com que os nazistas, membros do partido Movimento de Resistência Nórdica, marchavam. Ainda que tenha sido retirada pela polícia, a ativista resistiu, e se manteve impávida feito uma lembrança de que o mundo é maior e melhor do que pensam os imbecís. Para Tess, na Suécia o racismo vem se tornando algo normalizado. “Espero que algo de positivo saia da foto. Talvez o que eu fiz possa ser um símbolo de que podemos fazer algo – se uma pessoa pode, todos podem”, ela diz.

TESS2
Em um país como o Brasil, em que o racismo é instituído e normalizado em qualquer camada social e profissional, uma imagem como a de Tess deve nos lembrar que é preciso lutar contra o racismo por aqui diariamente, a cada passo, ou seguiremos sendo o país da barbárie onde o mínimo de igualdade será sempre sinônimo de utopia.

TESS1
TESS5
Todas as fotos © David Lagerlöf

Nenhum comentário:

Postar um comentário