Relatora da ONU investigará violência contra a mulher na Índia
Relatora Especial da ONU sobre a violência contra as mulheres, Rashida Manjoo. Foto: ONU |
A Relatora Especial da ONU sobre a violência contra as mulheres, Rashida Manjoo, visitará a Índia entre os dias 22 abril e primeiro de maio, na primeira visita de avaliação da situação da violência contra as mulheres no país por um perito independente encarregado pelo Conselho de Direitos Humanos de monitorar a violência contra as mulheres, suas causas e consequências em todo o mundo.
“A violência contra as mulheres continua a ser uma das mais difundidas violações dos direitos humanos a nível mundial, afetando todos os países do mundo”, disse Manjoo. “Eu acredito que a Índia está em um momento único na história para abordar a questão da violência contra a mulher e avançar ainda mais nos direitos das mulheres.”
“Tenho a intenção de olhar para a violência contra as mulheres, suas causas e consequências, em seu sentido mais amplo possível”, observou ela, sublinhando que “os acontecimentos recentes, incluindo o drama de uma jovem que foi brutalmente estuprada, têm proporcionado uma oportunidade para aprofundar a reflexão sobre leis, políticas e práticas e os obstáculos e desafios de implementação efetiva.”
A Relatora Especial se reunirá com autoridades do governo e da sociedade civil em Déli, Rajasthan, Gujarat, Tamil Nadu, entre outras regiões, durante a sua visita de dez dias.
“Minha esperança é que os meus diálogos com o governo e representantes da sociedade civil contribuam de alguma maneira com as atuais discussões e esforços na luta contra a violência no país”, acrescentou a especialista em direitos humanos.
A Relatora Especial vai realizar uma coletiva de imprensa sobre as conclusões iniciais de sua visita na quarta-feira (1/5). Com base nas informações obtidas durante a visita, Manjoo apresentará um relatório com suas conclusões finais e recomendações para a próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário