Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ciúme

POR LUCIANA SADDI

Diz respeito ao amor que alguém crê que lhe é devido e que lhe está sendo tirado. Amor que corre perigo por conta de um rival. Algo como: alguém me priva de quem eu amo ou me priva de algo bom, que por direito é meu. Teme-se perder o que se possui. O ciúme é uma grande ameaça.

As relações triangulares estão na base do ciúme. O ciumento exige a posse completa de quem ele ama. Também requer continuamente a garantia de ser o destinatário dos afetos do amado.  Ele reconhece o bom e o bem do outro, mas teme ser colocado à parte disso. Jogos de exclusão e de preferência, acompanhados pela fantasia de estar sendo passado para trás, traído ou trocado, aterrorizam os ciumentos de modo geral.

Suspeita, dúvida e insegurança marcam as relações de quem sente o ciúme em demasia. Esses estados de perseguição têm duração e intensidade variáveis de acordo com a maior ou menor fragilidade da personalidade. A impossibilidade de confiar na permanência do ente querido está no centro desse tipo de sofrimento psíquico.

É comum o ciumento protagonizar triângulos amorosos em fantasia ou na realidade. O ciumento costuma viver assim o amor, tudo é triângulo para ele.  Por isso teme constantemente a exclusão e a traição. Afinal, se ele não confia nele mesmo, por que confiaria no outro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário