Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Espanholas marcam protesto contra proibição de mulher amamentar dentro da Primark

Marca de fast fashion irlandesa teria proibido cliente de amamentar dentro da loja

UMA DAS IMAGENS PUBLICADA PELAS MANIFESTANTES (Foto: Reprodução)

Mães espanholas estão organizando, pela internet, um protesto para esta sexta (23) na frente das lojas da Primark do país. O motivo foi um incidente que aconteceu no último dia 10 de agosto, quando uma mãe teria sido expulsa da loja por entrar com o bebê no colo enquanto amamentava.

Em um blog criado na internet para falar sobre o caso e reunir mães que eram contra a atitude da loja, as mulheres chamam o encontro de “Tetada en el Primark”. Na página, elas explicam que o assunto ganhou as redes sociais e os meios de comunicação com mais de 700 mulheres apoiando. “O fato gerou um movimento a favor da amamentação materna em público em prol dos direitos dos bebês serem alimentados em qualquer lugar”.

De acordo com a página, outras mulheres já teriam sofrido esse tipo de preconceito em outras lojas da marca espalhadas pelo país. “Outras mulheres de diferentes locais do território espanhol também contaram que foram colocadas para fora da Primark por estarem alimentando seus bebês”, diz na página.

PROIBIDA DE ENTRAR
O caso aconteceu na loja do Río Shopping, da cidade de Valladolid, na Espanha. Carmen Vega Quirós, mãe de três filhos, entrou carregando o menor de sete meses enquanto amamentava. Ela teria sido abordada por um segurança, que a teria obrigado a se retirar para que acabasse de amamentar a criança nas salas especificas para isso do centro comercial local. O motivo, segundo relatou Carmen, é que a cena poderia incomodar os outros clientes da loja.

Carmen ficou indignada e publicou diversas reclamações nas redes sociais contra a loja. Em declaração ao jornal “El País”, porta-vozes da rede irlandesa de fast fashion argumentaram que “em nenhum momento ela foi expulsa, mas sim, por ficar nervosa, saiu do local por vontade própria”. Eles ainda afirmaram que “a Primark se colocou em contato com a cliente para pedir desculpas, mas ela não teria respondido”. Ainda segundo a declaração oficial da rede, “em nenhum momento os estabelecimentos da marca proíbem a amamentação na loja como política da empresa. Os trabalhadores da loja são os primeiros a facilitarem as coisas para essas mulheres, indicando salas especiais para isso (quando existem nos centros comerciais) ou oferecendo provadores para que elas se sintam mais cômodas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário