Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 31 de agosto de 2013

Filme de Julie Delpy remexe nas doces memórias de família

Em O Verão do Skylab, a atriz e diretora francesa compartilha suas doces memórias de infância

ALEX XAVIER
"O verão do Skylab" é o melhor trabalho de Julie Delpy como cineasta (Foto: Divulgação)
"O verão do Skylab" é o melhor trabalho de Julie Delpy como cineasta 
(Foto: Divulgação)
Atriz cultuada pelos amantes do cinema independente, a francesa Julie Delpy (da trilogia Antes do amanhecer, Antes do pôr-do-sol e Antes da meia-noite) também gosta de se arriscar como diretora e roteirista. Eventualmente, banca a cantora e compositora. O divertido e nostálgico O verão do Skylab é seu melhor trabalho como cineasta. Lançado em 2011, entra em cartaz agora no Brasil. O filme segue uma dinâmica semelhante ao anterior 2 dias em Paris (2007) e ao mais recente 2 dias em Nova York (2012). Os três se desenrolam em um curto período de tempo, mostram contrastes de personalidade dentro de um grande grupo e envolvem muito falatório e agitação. 

Skylab é o nome da estação espacial que, colocada em órbita pelos americanos em 1973, foi destruída ao entrar prematuramente na atmosfera terrestre seis anos depois. Enquanto o noticiário mostra o temor que a queda do aparato causava nas pessoas na época, uma numerosa família se encontra no litoral da Bretanha, no oeste da França, para celebrar o aniversário da matriarca. A diretora se inspirou na própria infância e em seus alucinados parentes para criar personagens e situações. Ela tinha 10 anos em 1979, mesma idade da protagonista Albertine (Lou Alvarez) – Julie interpreta Anna, a mãe da menina.
Cena do filme "O Verão do Skylab", estreia da atriz Julie Delpy na direção (Foto: Divulgação)
Cena do filme "O Verão do Skylab", estreia da atriz Julie Delpy na direção 
(Foto: Divulgação)
O elenco traz muitos rostos conhecidos do cinema francês, como a veterana Emmanuelle Riva (Amor), Eric Elmosnino (Gainsbourg – O homem que amava as mulheres), Jean-Louis Coulloc’h (Lady Chatterley) e Noémie Lvovsky (Camille outra vez). Uma das atuações mais comoventes fica por conta de Albert Delpy, pai da cineasta, como um avô esclerosado. Há ainda crianças talentosas que circulam com naturalidade em torno dos experientes atores. Típicas de famílias grandes, as trapalhadas, discussões e confraternizações surgem muito bem orquestradas na tela. O rito de passagem de Albertine à adolescência também encanta nesse filme construído à base de doces memórias.
O VERÃO DO SKYLAB *** (Le Skylab, França, 2011). Gênero: comédia dramática. Duração: 113 min. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário