Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Conheça alguns dos marcos importantes para o empoderamento de jovens no Brasil e no mundo

Conselho Nacional de Juventude – Conjuve

Criado em 2005, o Conselho tem entre suas atribuições a responsabilidade de elaborar, avaliar e monitorar as políticas públicas direcionadas à juventude, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promovendo o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. Cada vez mais se consolida como um Conselho de Políticas de Juventude. Desde que foi criado, o Conjuve reafirmou o seu protagonismo e garantiu várias conquistas para a juventude brasileira. A mais recente foi a aprovação do Estatuto Nacional da Juventude, depois de quase dez anos de tramitação no Congresso Nacional.
Revista Viração
Um dos mais importantes acontecimentos editoriais do país, a Revista Viração foi criada em 2003 pelo jornalista Paulo Lima com o objetivo de promover práticas de comunicação, educação e mobilização entre jovens e adolescentes. É uma publicação pioneira que não só está dirigida a jovens como também é feita por eles, em grande parte, por jovens adolescentes da periferia. Seu conteúdo é produzido pelos Conselhos Jovens, presentes em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Coalizão de Jovens pelo Pós-2015
A Coalizão é um coletivo de organizações, redes e movimentos de juventude de diversas partes do Brasil que se reuniu para fomentar e fortalecer a participação dos jovens nos diversos processos relativos à definição da agenda Pós-2015 da ONU. A proposta é monitorar esses processos para garantir que sejam transparentes, acessíveis e participativos.
Criação de um posto de Envoy on Youth na ONU
Ahmad Alhendawi, de 29 anos, foi nomeado como enviado especial para a Juventude do Secretariado-Geral da Organização das Nações Unidas. Seu compromisso é trabalhar em questões da juventude em nível local, regional e internacional.
Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo – Rejupe
A Rejupe nasceu em 2011, a partir do debate realizado em um encontro no Rio de Janeiro, no qual cerca de 200 adolescentes de diversas organizações apontaram as necessidades para a garantia do direito ao esporte. Desde então, com o apoio do Unicef, a Rejupe está presente em 12 capitais e no Distrito Federal, onde os núcleos locais, compostos por jovens, conduzem a agenda de mobilização com o apoio de parceiros. De acordo com Ludmila Palazzo, oficial de projetos da área de cidadania dos adolescentes do Unicef, “esses jovens saem de uma condição passiva para assumirem um papel de liderança e protagonismo”. Atualmente as Rejupes têm desenvolvido ações relacionadas ao legado social dos megaeventos que serão realizados no país.
Estatuto da Juventude
Depois de quase dez anos, foi aprovado no dia 5 de agosto deste ano com o objetivo de tratar dos direitos da população jovem, de 15 a 29 anos, e definir princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Faz parte da proposta criar espaços para ouvir a juventude e estimular sua participação nos processos decisórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário