Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 31 de agosto de 2013

Pesquisadora lança livro sobre vida de mulheres peruanas em Brasília

A pesquisadora Délia Dutra, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), lança nesta quarta-feira, 21 de agosto, o livro “Migração internacional e trabalho doméstico – Mulheres peruanas em Brasília”.
O livro é baseado na tese de doutorado da autora, desenvolvida a partir de entrevistas com dez migrantes que deixaram o Peru em busca de melhores condições de vida – “lançando mão daquela chance de trabalho que alguém lhes falou que existe numa cidade como Brasília”, como define Délia – e chegaram à capital brasileira, onde passaram a trabalhar como domésticas e morar no próprio local de emprego.
Além das “características históricas e urbanas da cidade de Brasília”, a pesquisadora define a “situação de confinamento e de isolamento” resultante de longas jornadas de trabalho e do pouco espaço físico à disposição para descanso como elementos relevantes para se estudar a interação das migrantes com a cidade. Essas mulheres, diz Délia, fazem parte de um fluxo de migração internacional feminina por trabalho doméstico, uma evidência da pobreza e falta de oportunidades que sofrem milhares de mulheres no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário