Exibição de documentário na Funarte, palestra sobre atendimento psicossocial na rede de serviços do Distrito Federal e seminário na UnB compõem programação sobre relações homoafetivas femininas
Clique aqui para acessar a programação na íntegra
Políticas públicas e enfrentamento à violência contra lésbicas e bissexuais. Estes são alguns dos temas em debate no “Seminário Visibilidade Lésbica”, que acontece nesta quarta-feira (28/08), na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal.
Aberto ao público, o evento faz parte das atividades do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – 29 de agosto - que estão sendo organizadas pelo governo federal por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e da UnB.
No auditório Dois Candangos, da UnB, a programação se iniciará às 9h de quarta-feira, com a presença da secretária-adjunta da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Angela Fontes. Em seguida, começará a mesa de diálogo “Visibilidade lésbica como forma de combater a violência”, tendo como expositoras a professora Valdenise Peixoto, coordenadora do Grupo de Trabalho Combate à Homofobia da UnB; Samanda Freitas, da SDH-PR, e a Associação Coturno de Vênus. Serão apresentados dados e particularidades da violência contra mulheres lésbicas e bissexuais e reflexões sobre como se manifesta a invisibilidade lésbica.
“Políticas Públicas e Caminhos de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Lésbicas e Bissexuais”, segundo tema em evidência, serão abordadas pela coordenadora de Diversidade da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Lurdinha Rodrigues, e pela professora da UnB Valdenise Peixoto.
Proteção social e artes – A SPM e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal realizam, na quinta-feira (29/8), às 17h, a palestra “O Atendimento em Rede de Proteção Social Especial para Mulher Lésbica no Sistema Único de Assistência Social do DF”. A ação ocorrerá no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM/DF), localizado na Estação do Metrô 102 Sul, em Brasília.
Na sexta-feira (30/08), será exibido o documentário “Segredo dos Lírios”. O filme registra depoimentos de mães de lésbicas e propõe reflexão sobre o enfrentamento de preconceitos nas relações familiares. A sessão está programada, para as 19h, na sala Cássia Eller, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Marco pela liberdade sexual - Celebrado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica faz referência ao I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), de 1996. Trata-se do primeiro momento em que mulheres lésbicas se reuniram em encontro nacional para discutir questões de direitos e cidadania.
PROGRAMAÇÃO – SEMANA DA VISIBILIDADE LÉSBICA
“Seminário Visibilidade Lésbica”
Data: 28 de agosto de 2013 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Universidade de Brasília, Auditório Dois Candangos (Campus Darcy Ribeiro Faculdade de Educação, prédio 5) – Brasília/DF
Palestra “O Atendimento em Rede de Proteção Social Especial para Mulher Lésbica no Sistema Único de Assistência Social do DF
Data: 29 de agosto de 2013 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM/DF (Estação do Metrô 102 Sul) – Brasília/DF
Exibição do documentário “Segredo dos Lírios”
Data: 30 de agosto de 2013 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Funarte, Sala Cássia Eller (Eixo Monumental, próximo à Torre de TV) – Brasília/DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário