Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Visibilidade lésbica marca ações do governo federal para igualdade de direitos


27/08 - Visibilidade lésbica marca ações do governo federal para igualdade de direitos
Três atividades colocam em evidência relações afetivas entre mulheres
Exibição de documentário na Funarte, palestra sobre atendimento psicossocial na rede de serviços do Distrito Federal e seminário na UnB compõem programação sobre relações homoafetivas femininas
Clique aqui para acessar a programação na íntegra
 
Políticas públicas e enfrentamento à violência contra lésbicas e bissexuais. Estes são alguns dos temas em debate no “Seminário Visibilidade Lésbica”, que acontece nesta quarta-feira (28/08), na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. 
 
Aberto ao público, o evento faz parte das atividades do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – 29 de agosto - que estão sendo organizadas pelo governo federal por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e da UnB. 
 
No auditório Dois Candangos, da UnB, a programação se iniciará às 9h de quarta-feira, com a presença da secretária-adjunta da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Angela Fontes. Em seguida, começará a mesa de diálogo “Visibilidade lésbica como forma de combater a violência”, tendo como expositoras a professora Valdenise Peixoto, coordenadora do Grupo de Trabalho Combate à Homofobia da UnB; Samanda Freitas, da SDH-PR, e a Associação Coturno de Vênus. Serão apresentados dados e particularidades da violência contra mulheres lésbicas e bissexuais e reflexões sobre como se manifesta a invisibilidade lésbica.
 
“Políticas Públicas e Caminhos de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Lésbicas e Bissexuais”, segundo tema em evidência, serão abordadas pela coordenadora de Diversidade da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Lurdinha Rodrigues, e pela professora da UnB Valdenise Peixoto. 
 
Proteção social e artes – A SPM e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal realizam, na quinta-feira (29/8), às 17h, a palestra “O Atendimento em Rede de Proteção Social Especial para Mulher Lésbica no Sistema Único de Assistência Social do DF”. A ação ocorrerá no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM/DF), localizado na Estação do Metrô 102 Sul, em Brasília.
 
Na sexta-feira (30/08), será exibido o documentário “Segredo dos Lírios”. O filme registra depoimentos de mães de lésbicas e propõe reflexão sobre o enfrentamento de preconceitos nas relações familiares. A sessão está programada, para as 19h, na sala Cássia Eller, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
 
Marco pela liberdade sexual - Celebrado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica faz referência ao I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), de 1996. Trata-se do primeiro momento em que mulheres lésbicas se reuniram em encontro nacional para discutir questões de direitos e cidadania. 
 
PROGRAMAÇÃO – SEMANA DA VISIBILIDADE LÉSBICA
 
“Seminário Visibilidade Lésbica”
Data: 28 de agosto de 2013 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Universidade de Brasília, Auditório Dois Candangos (Campus Darcy Ribeiro Faculdade de Educação, prédio 5) – Brasília/DF
 
Palestra “O Atendimento em Rede de Proteção Social Especial para Mulher Lésbica no Sistema Único de Assistência Social do DF
Data: 29 de agosto de 2013 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM/DF (Estação do Metrô 102 Sul) – Brasília/DF
 
Exibição do documentário “Segredo dos Lírios
Data: 30 de agosto de 2013 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Funarte, Sala Cássia Eller (Eixo Monumental, próximo à Torre de TV) – Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário