Participantes do projeto Jovens Mobilizadores de Tamandaré (PE) têm um espaço de referência para planejarem suas ações com a inauguração no município da Casa das Juventudes. Esses jovens integram um projeto implementado pela Childhood Brasil, Plan Brasil e Coletivo Mulher Vida, que atuam nas comunidades e escolas do município de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, como multiplicadores de informação sobre o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
A disponibilidade do espaço e de ferramentas de trabalho, como computadores e internet, possibilitam a realização de reuniões, palestras e debates com a perspectiva de expandir e fortalecer suas ações e articulações com outros setores da própria comunidade.
A Casa das Juventudes faz parte de um Programa de mesmo nome criado pelo governo de Pernambuco em 2010 com o objetivo de criar um espaço institucional de referência para apoiar os coletivos e movimentos juvenis fomentando o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias de informação e da comunicação, além da formação política e cidadã.
O Programa tem seu fundamento na Política Pública de Juventude e busca atingir todas as tribos juvenis, em suas diversas expressões culturais e sociais.
Eduardo Figueiredo, representante da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude de Pernambuco, ressalta que a importância do Programa está “em oferecer um espaço aos jovens, no qual eles se sintam integrados a uma política de esportes, de cultura e de formação”.
Além de trabalhar políticas públicas com os jovens e temas como cultura, inserção social, prevenção da violência, a expectativa é que mais oportunidades sejam oferecidas a eles. “Já estamos trabalhando em parceria com as secretarias municipais e estamos pensando em estabelecer parcerias com organizações e empresas pra multiplicar essa ação não só no município, mas, em todo o Estado”, diz Ivaldo da Mata, coordenador da Casa das Juventudes de Tamandaré (PE), inaugurada recentemente.
“Com esse espaço funcionando a gente vai poder mostrar o nosso trabalho, vai poder discutir com outros jovens sobre as nossas temáticas e repassar o nosso aprendizado. É daqui que a gente vai se tornar um cidadão melhor, podendo ajudar os outros jovens, crescer junto com eles e mostrar pra esse município que a gente pode ter uma cidade sem violência”, diz Rayane Soares, integrante do projeto Jovem Mobilizador em Tamandaré.
Atualmente o Programa está presente em 93 municípios de Pernambuco, atingindo as 12 regiões de desenvolvimento do estado, do litoral ao sertão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário