Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Espaço de convivência para Jovens Mobilizadores em Tamandaré


Participantes do projeto Jovens Mobilizadores de Tamandaré (PE) têm um espaço de referência para planejarem suas ações com a inauguração no município da Casa das Juventudes. Esses jovens integram um projeto implementado pela Childhood Brasil, Plan Brasil e Coletivo Mulher Vida, que atuam nas comunidades e escolas do município de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, como multiplicadores de informação sobre o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.

A disponibilidade do espaço e de ferramentas de trabalho, como computadores e internet, possibilitam a realização de reuniões, palestras e debates com a perspectiva de expandir e fortalecer suas ações e articulações com outros setores da própria comunidade.

A Casa das Juventudes faz parte de um Programa de mesmo nome criado pelo governo de Pernambuco em 2010 com o objetivo de criar um espaço institucional de referência para apoiar os coletivos e movimentos juvenis fomentando o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias de informação e da comunicação, além da formação política e cidadã.

O Programa tem seu fundamento na Política Pública de Juventude e busca atingir todas as tribos juvenis, em suas diversas expressões culturais e sociais.

Eduardo Figueiredo, representante da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude de Pernambuco, ressalta que a importância do Programa está “em oferecer um espaço aos jovens, no qual eles se sintam integrados a uma política de esportes, de cultura e de formação”.

Além de trabalhar políticas públicas com os jovens e temas como cultura, inserção social, prevenção da violência, a expectativa é que mais oportunidades sejam oferecidas a eles. “Já estamos trabalhando em parceria com as secretarias municipais e estamos pensando em estabelecer parcerias com organizações e empresas pra multiplicar essa ação não só no município, mas, em todo o Estado”, diz Ivaldo da Mata, coordenador da Casa das Juventudes de Tamandaré (PE), inaugurada recentemente.

“Com esse espaço funcionando a gente vai poder mostrar o nosso trabalho, vai poder discutir com outros jovens sobre as nossas temáticas e repassar o nosso aprendizado. É daqui que a gente vai se tornar um cidadão melhor, podendo ajudar os outros jovens, crescer junto com eles e mostrar pra esse município que a gente pode ter uma cidade sem violência”, diz Rayane Soares, integrante do projeto Jovem Mobilizador em Tamandaré.

Atualmente o Programa está presente em 93 municípios de Pernambuco, atingindo as 12 regiões de desenvolvimento do estado, do litoral ao sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário