Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Livro fala de cuidados com a internet para “Geração Z”


O livro Navegando em mares conhecidos – Como usar a internet a seu favor, lançado recentemente pela Editora Moderna, tem como objetivo ampliar o diálogo acerca da importância dos cuidados no uso da internet.
Direcionado à chamada “Geração Z”, nascida a partir dos anos 1990 e que domina com tranquilidade as ferramentas tecnológicas, o livro estimula o uso da rede com consciência e espírito crítico, mostrando como é possível aproveitar o máximo os benefícios da internet, sem, no entanto, correr riscos desnecessários.


Para isso, o livro procura situar o jovem leitor historicamente, contando como a internet surgiu e como ela funciona. Fala também das diferenças entre as gerações X, Y e Z, além de abordar temas como educação, ética, comunicação e linguagem na internet.

De acordo com Silmara Franco, autora do livro, começar por essa contextualização é importante para introduzir o assunto da segurança, explicando os usos e os abusos praticados na rede, e os cuidados que devemos ter.

“As pessoas esquecem que a internet é um espelho da vida real: tudo que acontece do lado de cá ocorre também no mundo virtual, como os crimes de pedofilia, prática de bullying (que vira cyberbullying), roubo de identidade, manifestações de ódio e intolerância. Não dá para fazer esses perigos desaparecerem, mas dá para se proteger”, diz Silmara.

O livro também traz várias curiosidades, como o primeiro e-mail enviado no mundo e como era o primeiro mouse. A publicação traz ainda uma relação de livros, vídeos e sites sobre o assunto.

Dentre as várias dicas, duas são fundamentais: pensar antes de postar qualquer coisa na rede e lembrar que privacidade é fundamental para que a pessoa não vire alvo fácil para usuários mal-intencionados.

Um recado para pais e educadores

A autora do livro ressalta que a facilidade e tranquilidade com que meninos e meninas na faixa etária de 11 a 14 anos lidam com as ferramentas digitais não quer dizer que eles estejam se apropriando da internet com consciência, responsabilidade e espírito crítico. Por isso, ela chama a atenção para a importância de pais e educadores assumirem o papel de mediadores desse conhecimento, sabendo como essas ferramentas funcionam e conhecendo seus riscos.

“É preciso que os pais mantenham um diálogo sincero com seus filhos e saibam o que eles estão fazendo na internet – por onde navegam, com quem falam e quem são seus amigos virtuais. É importante também que pais e educadores saibam como agir se suspeitarem que algo de errado está acontecendo com seus filhos e alunos”, diz Silmara.

Sobre a autora

Silmara Franco é formada em Comunicação Social pela FAAP/Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo/SP), com especialização em Publicidade e Propaganda. Atuou por vinte anos nas áreas de marketing e comunicação. É escritora e blogueira (www.fiodameada.wordpress.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário