Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jogos violentos não deixam jovens mais agressivos, diz pesquisa

Estudo americano não encontrou nenhuma relação entre o costume de jogar games violentos, como "GTA" e "Halo", e o comportamento agressivo

REDAÇÃO ÉPOCA
Criança jogando videogame (Foto: SXC)
Foto: SXC
“Mortal Kombat”, “Grand Theft Auto” e “Assassin’s Creed” podem deixar os adolescentes mais agressivos? Uma pesquisa americana, publicada no periódico Journal of Youth and Adolescence, afirma que não. Os jogos de videogame violentos não agravaram o comportamento de adolescentes com problemas de saúde mental já pré-existentes.
O estudo dos cientistas Christopher Ferguson e Cheryl Olson envolveu 377 crianças americanas, de idade média de 13 anos, que já haviam apresentado sintomas depressivos ou aumento no déficit de atenção. Todas eram integrantes de um projeto financiado pelo governo dos EUA com o objetivo de analisar o efeito da violência dos videogames nos jovens.
“Não encontramos evidências de que jogos violentos aumentam o comportamento agressivo em jovens com problemas de saúde mental elevados”, disse Ferguson. Pelo contrário, a pesquisa observou um efeito calmante em alguns dos adolescentes estudados, ajudando a reduzir seu comportamento agressivo e provocador do bullying.
Sobre as constatações de que alguns criminosos eram jogadores frequentes de jogos de videogame violentos, o cientista afirmou: “Em termos estatísticos, seria incomum se um criminoso juvenil não jogasse games agressivos, já que a maioria dos jovens jogam pelo menos ocasionalmente”.
EK

Nenhum comentário:

Postar um comentário