Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SPM articula adesão do Mato Grosso do Sul ao ‘Mulher, Viver sem Violência’, com núcleo de fronteira na divisa Brasil-Bolívia


28/08 - SPM articula adesão do Mato Grosso do Sul ao ‘Mulher, Viver sem Violência’, com núcleo de fronteira na divisa Brasil-Bolívia
Tratativas incluem reuniões com Executivos estadual e municipais, além do sistema de justiça
Em Corumbá será construída uma das seis unidades a serem criadas pelo programa para atender migrantes e mulheres em situação de tráfico humano e exploração sexual. Outro ponto alto da agenda é a construção da Casa da Mulher Brasileira, na capital sul-matogrossense
 
Equipe técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) organiza a adesão do estado do Mato Grosso do Sul ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal. Um dos principais pontos da negociação é a criação de núcleo de fronteira seca em Corumbá, na divisa entre o Brasil e a Bolívia, e a construção da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande.
 
Em Corumbá, a SPM se reunirá com o prefeito Paulo Duarte (PT-MS), para tratar da construção, no município, de um dos seis centros de referência da mulher em fronteiras secas do Brasil com a Bolívia, a Guiana Inglesa, o Paraguai e o Uruguai. Cada unidade, terá o investimento de R$ 360 mil em infraestrutura e equipamentos. Serão prestados serviços de apoio a migrantes e enfrentamento ao tráfico de mulheres.
 
Na capital sul-matogrossense, as tratativas estão focadas na construção da Casa da Mulher Brasileira, espaço que centralizará serviços de delegacia, juizado/vara especializada, defensoria pública, abrigamento provisório, central de transporte a ser acionada vida Ligue 180, espaço para convivência da mulher, sala de capacitação e orientação para o trabalho, emprego e renda com suporte do Sistema S, atendimento psicossocial e brinquedoteca. 
 
As reuniões estão sendo conduzidas pela coordenadora-geral de Acesso à Justiça da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aline Yamamoto, e pelo assessor para Assuntos Internacionais da Coordenadoria, Eden Martingo. São autoridades locais mobilizadas: vice-governadora do estado do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet; presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Joenildo Chaves; procurador-geral de Justiça, Humberto Brittes; e defensor público-geral, Paulo André Defante. 
 
A agenda da SPM no estado se encerrará nesta sexta-feira (29/08), com visitação técnica a equipamentos públicos de saúde, segurança pública, justiça e acolhimento psicossocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário