Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ator transexual narra em peça sua busca por identidade


GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Ouvir o texto

Leo Moreira Sá entoa a oração de sua "santa padroeira", Simone de Beauvoir. "Que nada nos defina. (...) Que a liberdade seja nossa própria substância", prega ele em "Lou&Leo", documentário cênico em que relata a sua vida, em cartaz no Espaço dos Satyros.
"Leo é um homem em um corpo feminino que desceu ao Hades e voltou para passar a experiência", diz o diretor Nelson Baskerville, que vê "Lou&Leo" como um "Luís Antônio-Gabriela" (premiado espetáculo sobre o irmão transexual do encenador) invertido.
Leo, 55 anos, nasceu Lou--Lourdes Helena. Define-se como um homem em processo. Viveu surtos (e abusos sexuais) na adolescência, quando as formas femininas de seu corpo começaram a se anunciar.

Lenise Pinheiro/Folhapress
O ator Leo Moreira Sá, que está em cartaz no espetáculo 'Lou&Leo'
O ator Leo Moreira Sá, que está em cartaz no espetáculo 'Lou&Leo'
Adulto, mobilizou-se pelo anseio de sentir-se um ser íntegro. "Quem era eu? O que era eu? Quem sou eu? O que sou eu?", se perguntava.
Sempre à procura de respostas, cursou ciências sociais na USP. Lá, integrou o grupo punk feminino As Mercenárias, ocupando o banquinho de bateria de Edgard Scandurra.
O discurso libertário da banda e de pensadores como Margareth Mead, Michel Foucault e Simone de Beauvoir ajudaram Leo a trocar o desejo de enquadramento pelo questionamento sistemático das imposições da sociedade.
"A transexualidade me possibilitou um olhar crítico sobre a cultura heteronormativa. Estar fora dos padrões me fez ver que o problema não está em mim, mas na formatação dos conceitos de homem e mulher", diz ele, que ficou preso por tráfico de drogas de 2004 a 2009 e encontrou abrigo no teatro após cumprir pena.
Ingressou na Cia. Os Satyros e conquistou o prêmio Shell de iluminação de 2012,em parceira com Rodolfo García Vázquez. Com o dinheiro recebido, fez a mastectomia total e passou a ter imagem mais condizente com sua essência.
Leo vive uma catarse em "Lou&Leo". Se não conseguiu expulsar seus fantasmas, já dialoga com eles, sem medo: "Hoje vejo que meus demônios continuarão na minha vida, sentados comigo em uma eterna mesa de negociação".

LOU&LEO
QUANDO ter. e qua., às 21h; até 25/9
ONDE Espaço dos Satyros 1 (pça. Franklin Roosevelt, 214, tel. 0/xx/11/3258-6345)
QUANTO R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário