Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estudo mostra que dívidas altas impactam a saúde física de jovens

Pesquisa relaciona dever dinheiro com aumento de pressão arterial.
Devedores também têm percepção pior sobre seu próprio estado de saúde.

Do G1, em São Paulo

Para um jovem, estar endividado pode afetar não apenas a saúde psicológica, mas também a saúde física. Um estudo feito pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, constatou que o fato de ter dívidas está relacionado com o aumento da pressão arterial.
Jovens devedores também relatam ter uma percepção pior sobre seu próprio estado geral de saúde, além de apresentarem maior risco de estresse e depressão. Os resultados, publicados na revista “Social Science & Medicine”, demonstram que as dívidas podem ser um fator socioeconômico determinante para a saúde.
Foram avaliados dados referentes a 8.400 jovens adultos com idades entre 24 e 32 anos que participaram do Estudo Nacional Longitudinal de Saúde Adolescente. Os autores afirmam que pesquisas anteriores já haviam constatado o impacto psicológico das dívidas, mas nenhuma avaliara o impacto na saúde física do endividado.
“Vivemos em uma economia alimentada pela dívida”, diz a pesquisadora Elizabeth Sweet, principal autora do estudo. “Desde os anos 1980, as dívidas das famílias americanas triplicaram. É importante entender as consequências para a saúde associadas com a dívida.”
A pesquisa concluiu que aqueles que relatavam ter dívidas maiores tinham um aumento médio significativo da pressão arterial diastólica. Os mais endividados também apresentaram um nível de estresse 11,7% maior do que a média. Sintomas depressivos apareceram com uma frequência 13,2% maior nesse grupo.
“Não necessariamente se esperaria ver associações entre dívida e saúde física em pessoas que são tão jovens”, diz Elizabeth. “Precisamos estar atentos a essa associação e entendê-la melhor. Nosso estudo é apenas uma primeira pista de como a dívida pode impactar a saúde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário