Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 11 de agosto de 2013

Irresponsabilidade familiar cria 'órfãos funcionais', diz autor

Não basta colocar um filho no mundo para ser pai ou mãe, defende autor
Não basta colocar um filho
no mundo para ser pai ou mãe
da Livraria da Folha

Obesidade, violência e vícios são as consequências mais visíveis da ausência familiar, defende Sergio Sinay. Autor de "A Sociedade dos Filhos Órfãos", Sinay argumenta que os adultos de hoje têm horror a responsabilidade de educar. Essa fuga cria uma massa de "órfãos funcionais".

Os "órfãos funcionais" frequentam boas escolas, moram com conforto e suas necessidades básicas são supridas. Porém, segundo o livro, os pais evitam guiar, impor limites ou dar ordens. Tudo para evitar uma imagem opressora.

Para o autor, humanos adultos se entorpecem com bens de consumo, fármacos, exercícios pseudoespirituais e de todo o tipo de paliativos estéticos para evitar o envelhecimento, pois não querem abandonar a adolescência.

O exemplo de pais e mães que não amadureceram se reflete no comportamento das crianças. "Encontramos adultos já feitos, com barba na cara, com mais de 20 ou 30 anos, que se recusam a abandonar os lares paternos, onde vivem confortavelmente instalados".

Sinay é estudioso em vínculos humanos, com formação e prática em gestalt, e jornalista. O livro foi publicado no Brasil pela BestSeller, parte do Grupo Editorial Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário