Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 13 de agosto de 2013

No Uruguai, SPM participa de debates sobre população e desenvolvimento na América Latina e Caribe


12/08 – No Uruguai, SPM participa de debates sobre população e desenvolvimento na América Latina e Caribe
Encontro retoma a agenda política quase 20 anos depois da “Conferência do Cairo”
Ministra Eleonora é aguardada para intervenção oficial do Brasil, nesta terça-feira, e painel sobre igualdade de gênero, ao lado de dirigentes de políticas para as mulheres do Uruguai, da República Dominicana e do Panamá

Com a Agência Brasil
 
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participa a partir desta segunda-feira (12/08), em Montevidéu, da 1ª Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe. Mais de 30 países da região estarão discutindo, até a próxima quinta-feira (15/08), propostas para uma agenda regional de longo prazo sobre temas como mortalidade infantil, igualdade de gênero e o reconhecimento de direitos dos povos indígenas, das pessoas com deficiência e dos migrantes.
 
É esperado um balanço sobre o cumprimento, na América Latina e no Caribe, dos objetivos estabelecidos, em 1994, pelo Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD). Quase 20 anos após à realização desse encontro, o debate na América Latina poderá identificar medidas-chave para reforçar a implementação do programa, para além de 2014.
 
A conferência será inaugurada pelos anfitriões do evento: o presidente do Uruguai, José Mujica, a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena; e o diretor-executivo do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Babatunde Osotimehin.
 
A intervenção oficial do Brasil é aguardada para esta terça-feira (13/08), momento em que a ministra Eleonora, da SPM, falará sobre as políticas públicas para o desenvolvimento da população no país. Haverá destaque para as ações voltadas às mulheres, afrodescendentes, juventude, população idosa e migrantes. 
 
Outro momento de exposição de Menicucci acontecerá na quarta-feira (14/08) à tarde, em painel sobre igualdade de gênero. A previsão é que a apresentação brasileira ocorra em conjunto com representantes do primeiro escalão do Uruguai, da República Dominicana e do Panamá – todas dedicadas às políticas para as mulheres. 
 
Pela sociedade civil, o debate será feito pela Articulação Feminista Marcosur. A ministra brasileira está acompanhada da secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, e dos assessores especiais Sônia Malheiros e Nei Bomfim.
 
Panorama regional - Segundo as últimas estatísticas disponíveis (correspondentes aos censos de 2010), a população da América Latina e Caribe chega a 600 milhões de pessoas. Prevê-se que, entre 2013 e 2025, cresça 11% mais e chegue a 680 milhões. A pobreza passou de 48,8% em 1990 para 28,8% em 2012, conforme a Cepal. Entretanto, ainda restam 167 milhões de latino-americanos pobres e 66 milhões vivendo na indigência.
 
De acordo com a Cepal, a desigualdade vem caindo, mas a região continua sendo a mais desigual do mundo. Prevê-se que para 2015 a América Latina alcance níveis de pobreza de 23,3%, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A porcentagem é inferior aos 37,5% estimado para países com IDH médio, no entanto ainda está longe dos 12,2%, que é a média dos países que apresentam IDH considerado alto.
 
 
1ª Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe
Data: 12 a 15 de agosto de 2013
Local: Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário