Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Peritos dizem-se alarmados com abusos na República Centro-Africana

Ouvir / Baixar
Autoridades foram instadas a tomar medidas contra atividades incluindo assassinatos, tortura e casos da chamada justiça popular.
Deslocados internos na República 
Centro Africana.
Foto: Ocha/ Laura Fultang
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*
Especialistas independentes sobre direitos humanos manifestaram alarme diante do que consideram violência contínua e insegurança na República Centro-Africana.
Num comunicado, emitido esta segunda-feira, em Genebra, os peritos dizem estar seriamente preocupados com relatos que incluem assassinatos, tortura, detenção arbitrária e violência baseada no género.
Crise
Foram também mencionados casos de desaparecimentos forçados e de justiça feita pelas próprias mãos, no país que se recupera de uma crise iniciada em março deste ano. Na altura, a coligação de movimentos rebeldes, denominada Seleka, retomou as hostilidades contra o governo.
Desde junho, o país é governado por um Conselho Nacional de Transição, formado por 34 elementos, e por um governo de transição liderado por Michel Djotodia.
Mortes
O relator especial sobre a Tortura e Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes, Juan Méndez, advertiu que a tortura parece estar generalizada e apontou o registo de pelo menos 25 mortes devido aos atos.
A relatora especial sobre a violência contra as mulheres, Rashida Manjoo citou a violação de mulheres e de meninas, algumas das quais com idades entre 12 e 14 anos. As ações teriam ocorrido durante operações supostamente destinadas a pacificar e desarmar um bairro da capital, Bangui.
Execuções
Já o relator Especial sobre Execuções Extrajudiciais, Sumárias ou Arbitrárias, Christof Heyns, disse que cerca de 46 casos do tipo de infração teriam sido documentados.
O grupo de especialistas alerta que "o Estado de Direito é quase inexistente, e os abusos de poder e a impunidade tornaram-se uma norma", ao citar alegados incidentes de justiça popular contra membros dos Seleka.
As autoridades foram instadas a tomar medidas imediatas para pôr fim a todas as violações dos direitos humanos e garantir que não haja impunidade para os criminosos.
*Apresentação: Denise Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário