Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 17 de agosto de 2013

Retratos da diversidade sexual | Mente e Cérebro | Duetto Editorial

Madalena Schwartz/Divulgação

Exposição de fotógrafa húngara reúne imagens de travestis, drag queens e artistas paulistanos, tiradas durante os anos 70 e 80

Antes de se transformar em borboleta, a lagarta fica envolvida por uma cápsula de material delicado, que protege sua mudança – esse estado intermediário inspirou o título da exposição Crisálidas, série de imagens da fotógrafa húngara Madalena Schwarz (1921-1993), em exibição gratuita no Museu da Diversidade, na estação República do Metrô, em São Paulo.

Madalena fez milhares de fotografias de travestis, drag queens e artistas libertários que se apresentavam em boates de São Paulo nas décadas de 70 e 80, período marcado tanto pela repressão da ditadura militar como pelo forte movimento de liberação sexual. Nas fotos ambíguas, rostos e corpos que mesclam características masculinas e femininas evocam a forma ainda indefinida dentro do casulo, prestes a se tornar borboleta.

Crisálidas – Madalena Schwartz. Estação República do Metrô – Piso Mezanino. Praça da República, s/n, São Paulo. Terça a domingo, das 10h às 20h. Grátis. Até 30 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário