Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

UNODC e Programa Jovem de Expressão marcaram o Dia Internacional da Juventude em 12 de agosto

Brasília, 13 de agosto de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) comemorou ontem o Dia Internacional da Juventude, destacando a importância de estratégias de prevenção do crime e de sistemas nacionais de proteção reforçados para proteger jovens em todo o mundo, especialmente aqueles que estão em conflito com a lei. "Além disso, precisamos assegurar que nossa ação se baseie na reabilitação e na reintegração social, ao invés da punição", afirmou o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov.
O Programa Jovem de Expressão marcou a data com a realização do Sarau com Juventude, que reuniu jovens na Praça do Cidadão em Ceilândia, no Distrito Federal, para assistirem e participarem de apresentações artísticas e culturais espontâneas. Com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade dos jovens à violência, à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de apoiar o empreendedorismo, o Jovem de Expressão é realizado pelo Grupo Caixa Seguros em parceria com o UNODC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), e a Central Única das Favelas (Cufa/DF).
O Dia Internacional da Juventude é celebrado todos os anos em 12 de agosto. Leia abaixo a mensagem completa de Fedotov para comemorar a data:
"Há 1,5 bilhão de jovens em todo o mundo. Queremos que cada um deles cresça para ser saudável, independente e uma força de progresso e de mudança em suas comunidades.
Para que isso aconteça, devemos ajudá-los a evitar que se tornem vítimas do uso de drogas ilícitas, do tráfico de pessoas,da exploração online e de muitos outros crimes.
No entanto, devemos também lembrar que há jovens em conflito com a lei que se encontram em detenção. Eles merecem nossa proteção integral.
Estratégias de prevenção do crime e sistemas nacionais de proteção reforçados são essenciais para enfrentar esse desafio.
Além disso, precisamos assegurar que nossa ação se baseie na reabilitação e na reintegração social, ao invés da punição. Alternativas aos procedimentos judiciais e à detenção deve ser encontradas. Programas de justiça restaurativa são uma alternativa viável que tem boa relação custo-benefício e são do interesse da segurança pública.
Quando privados de liberdade, os jovens ficam especialmente vulneráveis ​​a violações de direitos humanos, como a violência dentro do sistema de justiça criminal. Muitas vezes, eles são marginalizados e ignorados, quando deveriam estar no centro de todas as abordagens à justiça criminal e aos direitos humanos.
No Dia Internacional da Juventude, o UNODC reconhece os inúmeros desafios enfrentados pelos Estados quando a juventude entra em conflito com a lei. Convidamos a comunidade internacional a fornecer respostas adequadas em conformidade com as normas internacionais.
Para ajudar, as leis nacionais, regulamentos e políticas precisam estar em consonância com a Convenção sobre os Direitos da Criança e outros instrumentos jurídicos. Todo serviço possível deve ser sensibilizado para as suas necessidades e receber o apoio necessário. Os jovens também possuem a chave para sua própria proteção por meio  da prevenção de riscos e do conhecimento dos seus direitos. Suas vozes sempre devem ser ouvidas nos processos que lhes dizem respeito.
Se as visões sociais sobre esta questão devem mudar drasticamente, o envolvimento com os meios de comunicação e com a sociedade civil não é apenas uma aspiração, é uma necessidade.
A juventude representa todos os nossos futuros. Mas se queremos permitir que os jovens alcancem suas esperanças e aspirações, devemos ajudá-los agora.
No Dia Internacional da Juventude, o UNODC está comprometido em desempenhar o seu papel, ajudando os jovens a evitar que se tornem vítimas de crimes, enquanto se esforça para protegê-los quando eles entram em conflito com a lei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário