Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 17 de agosto de 2013

SPM e governo do RS entregam veículos a 20 prefeituras para atendimento a mulheres em situação de violência


16/08 - SPM e governo do RS entregam veículos a 20 prefeituras para atendimento a mulheres em situação de violência
Carros são financiados pelo governo federal e fortalecem Rede Lilás, constituída pelo governo gaúcho Foto: Divulgação SPM RS
Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres assegura mais agilidade na prestação de serviços em Bagé, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Imbé, Jaguarão, Lajeado, Panambi, Parobé, Porto Alegre, Sagrada Família, Santana do Livramento, Sapiranga, Vacaria, Viamão, Torres e Três de Maio 
 
Centros de referência e casas-abrigos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul estão mais equipados para atender mulheres em situação de violência. As prefeituras de Bagé, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Imbé, Jaguarão, Lajeado, Panambi, Parobé, Porto Alegre, Sagrada Família, Santana do Livramento, Sapiranga, Vacaria, Viamão, Torres e Três de Maio receberam, cada uma delas, um automóvel para qualificar o serviço prestado à população.
 
Os 20 veículos foram financiados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) a partir de convênio firmado com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres para reforço da Rede Lilás. 
 
O ato de entrega dos carros ocorreu no aniversário de sete anos da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto, em Porto Alegre. Estiveram presentes, o governador Tarso Genro; a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Ariane Leitão; prefeitas e prefeitos dos municípios beneficiados.
 
Para a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, os automóveis darão mais agilidade e autonomia aos centros de referência e casas-abrigos. “Os veículos representam um ganho para as mulheres que buscam atendimento, pois elas não precisarão aguardar processos administrativos, que podem levar horas e horas entre a solicitação de um veículo, do local onde esperam atendimento, e a autorização do órgão que detém o automóvel”, destaca. 
 
Ela ressalta que a definição dos municípios se deu no espaço de interlocução da SPM com as gestoras estaduais do Pacto Nacional de Enfrentamento à Mulher, que se reúne uma vez a cada três meses. “Litoral Norte, serra, fronteira, campanha, região metropolitana e capital estão reforçados com a aquisição dos 20 veículos. Como a violência ocorre em todo lugar, é lá onde a estrutura para o seu enfrentamento deve ser criada”, frisa a secretária Aparecida Gonçalves.
 
No valor de R$ 3 milhões, a cooperação entre a SPM e o governo gaúcho está viabilizando aquisição de equipamentos, aparelhamento técnico e material, para qualificação de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário