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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Siga essas mulheres!

No Encontro Meus 5 Minutos, reunimos empreendedoras para trocar experiências e conferir a estreia da seção "Quer o trabalho dela?". Aproveitamos e pedimos conselhos de carreira a essas profissionais bem-sucedidas. Para anotar já!

Empreendedoras discutem sobre a vida de mulheres à frente de negócios, no Cheers Nail Club (Foto: Tonia Machado)
Encontro Meus 5 Minutos no Cheers Nail Club:
happy hour com bate-papo sobre negócios,
serviço de manicure e espumante para
descontrair  (Foto: Tonia Machado)
- Se preocupe com o que está a sua volta e seja tolerante
Carolina Brandão, sócia do restaurante Las Chicas e chef executiva do restaurante Carlota

“É preciso ter persistência e tolerância. Você tem que passar por cima de muita coisa, relevar e engolir a seco. É um exercício complicado. Porque muitas vezes você pensa 'eu não preciso passar por isso'. Mas, na verdade, vai reverter em benefício para você. É o que vai impulsionar para seguir adiante. Agora, pensando no lado empreendedor, é preciso ver o que falta no mercado, qual é a maior necessidade, se a sua ideia vai funcionar naquele lugar. Um erro que muita gente comete é olhar para o que o vizinho está fazendo em vez de olhar para a necessidade de quem está a sua volta. Você pode até usar o vizinho como exemplo, mas sempre como exemplo do que não fazer. Ver o que não funciona e fazer melhor.”

- Boas ideias podem vir de todos, esteja aberta para ouvir
Mariana Medeiros, advogada, sócia fundadora do e-commerce OQVestir

“Boas ideias podem vir de qualquer um da empresa. Todos os funcionários devem ser importantes, não só quem está no comando. E tem que amar seu negócio. Ser corajosa, obstinada, saber o que quer. É bom também lembrar que todo conhecimento é válido, como dizia meu pai, ‘conhecimento não ocupa espaço’, então aprenda tudo o que puder. Coloque na cabeça: não vai dar certo de cara, obstáculos surgirão, mas acredite na sua ideia. Se você já é mãe e empreendedora: estabeleça prioridades. Entenda que não vai ser 100% em tudo, por isso é preciso saber perder um pouco.”

- Separe a vida pessoal da profissional e diversifique seu mercado
Stella Salton, publicitária e gerente administrativa da Vinícola Salton

“Pensar na empresa o tempo inteiro não faz bem para a vida nem para a saúde. O lazer e a família são muito importantes. Diversificar também é bom. A diversificação do nosso portfólio foi muito importante para o sucesso da empresa. Assim, não dependemos de um só público.”

- Poupe para ter fôlego financeiro e lembre-se sempre do que faz o seu olho brilhar
Tatiana Ganme, proprietária da Bebê Sucré, marca de moda infantil

“Esteja preparada, porque é muito mais difícil do que parece. Todo mundo fala, e é verdade, você tem que gostar muito do business que escolheu e sempre, sempre lembrar o que a motivou. O tempo de uma marca é muito diferente do nosso tempo. Nada se constrói em um dia, às vezes nem em um ano. Por isso é importante ter certo fôlego financeiro e um bom planejamento. Quer largar tudo para empreender? Então trabalhe um ano para guardar o dinheiro. Porque, depois, você vai ficar praticamente um ano sem ganhar. Também procure conservar o brilho no olho que o dia a dia vai querendo roubar da gente. E envolva as pessoas no que você faz. Só o dinheiro não mantém ninguém no trabalho.”

- Faça diferente, pense o que ninguém pensou
Ondina e Paula Becker, proprietárias da MoinhoTur, agência de turismo especializada em viagens para práticas de golfe e esqui.

“É importante achar um nicho de mercado. Existe muito produto não explorado. Por isso deve-se buscar esses pontos de diferença. É preciso prezar por um serviço de qualidade, buscar inovar e não ter medo de apostar”, diz Paula.
“O mundo está muito rápido, tudo acontece num piscar de olhos. É preciso estar atualizada e achar um nicho. Criar um novo mercado, por exemplo, um novo nicho. E gostar muito. Quando você gosta da profissão, você não cansa”, afirma Ondina.

- Transforme o não em solução e planeje a longo prazo
Aline Jacob Marcolino e Milena Escabeche, criadoras da Bluebox, serviço de assinatura mensal que faz uma curadoria de produtos e novidades voltadas para o bem-estar.

“Saiba transformar o não em solução. Muita vezes quando falam ‘isso não vai funcionar’, é quando surgem as melhores ideias. Não veja isso como barreira ou transforme em desânimo”, afirma Aline.
“Pense em longo prazo e acredite no produto. Não se pode ter pressa e pensar num retorno rápido. Muito menos medir o seu sucesso a partir do outro”, diz Milena.

- Mantenha a mente aberta e mantenha o foco no seu alvo
Daniela Aquino, fundadora da consultoria de RH Linus, especializada em profissionais de cosmética, farmacêutica e química.

“Tenha a mente aberta para qualquer assunto, pois ideias maravilhosas podem surgir de situações inesperadas. Seja 'inconformada' com o não. Mantenha o foco e mire o alvo!” 

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